quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Monotipo: Magnum 422

Piccollino e sua nova jornada


Por muito tempo enrolamos para comprar um veleirinho desses pequenos. Sem nos preocupar com classes ou renome este ano saímos a procura. No fim de setembro negociamos e trouxemos para a Marina Sailing Center o Piccollino, um Magnum 422. A nova marina está na Represa Guarapiranga, região do "terceiro lago", na zona sul de São Paulo.

O casco, mastreação e velaria estão em perfeitas condições. Os únicos reparos feitos por enquanto estão no leme, que sofreu com o passar dos anos e principalmente na bolina. Não sabemos como é e nunca tínhamos visto de perto a bolina de um Magnum 422, mas  quando nos deparamos com a bolina que acompanhava o Piccollino nos  surpreendemos: algo estava estranho.

Provavelmente algum incidente comprometeu a bolina original e no lugar dela estava uma peça de compensado, quase sem "shape", extremamente leve e fina que havia rachado na altura da caixa da bolina. Decidimos fazer uma nova e buscamos por toda a internet algum tipo de especificação técnica sobre o barco e sua bolina, mas não encontramos nada muito confiável, a não ser algumas fotos dela e a partir disso desenhamos um primeiro projeto. Também buscamos as características das bolinas dos Dingues e Lasers, comparamos, pensamos e extraímos informações importantes quanto ao peso, tamanho e desenho.



Decidimos aproximá-la da bolina do Laser e estamos testando. A peça estará finalizada para o feriado do dia 12, quando testaremos oficialmente. Quanto ao leme, já reformamos, ajustamos e está pronto. Decidimos pintar a pá de branco e a cabeça de preto, deixando a inscrição "Magnum" no metal puro, polido.

Abaixo estão algumas fotos dessas peças durante todo o processo, clique para ampliá-las:















Como vocês podem ver, o leme é original e só precisou de uma reforma. Já a bolina foi feita com madeira maciça, de forma totalmente artesanal aqui na nossa oficina. Isso garantiu o peso e a resistência necessários. O bordo de ataque e de saída foram praticamente esculpidos e esperamos que seja suficiente, já que não temos as dimensões oficiais.




Ainda não o colocamos na água, e o pouco que conhecemos sobre o barco vem de informações da internet, principalmente fóruns. Dizem que o Magnum 422 é um veleiro arisco, ágil e divertido, veremos. Aos poucos vamos divulgar informações técnicas sobre ele, já que nada muito específico foi encontrado online e espero que os ajude!

Caso você possua informações técnicas e queira compartilhá-las ou tenha dúvidas sobre o Magnum 422 entre em contato conosco pelos comentários ou nas redes sociais. Sempre estamos online no Facebook da Equipe Cavelha e no Instagram (@EquipeCavelha), lá você pode acompanhar o dia a dia de dentro da oficina.

Muito obrigado pela visita,

Bons Ventos e até mais!

5 comentários:

Luciano Fábio disse...

deu certo a experiência com a bolina?
qual o tamanho que você usou?

Tony disse...

tem uma semana que comprei um magnum 422, veio com 2 lemes e 2 bolinas, todos de madeira. certamente vou trabalhar para melhorar a aparencia dessa peças. tenho a impressão de que ambas não são originais e as suas dimensões me deixam em dúvida. fico a disposição para os que quiserem mais detalhes sobre os acessórios. agradeço tambem, informações sobre este veleiro.
tony@deloreto.com.br

Unknown disse...

Pow amigo eu perdi o meu, será c não vende um desse pra mim

Unknown disse...

Tenho um Magnun 422. O casco está guardado aqui em Jaraguá do Sul. Leme, bolina, mastro e vela estão guardados em minha casa de praia em Bombas. Velejamos muito com ele no entorno da ilha em Porto Belo. Tenho uma carreta rodoviária, mas não gostaria de me desfazer dela. Posso no entanto levar o barco para qualquer estado, pensando num custo de R$ 1,20 por km rodado. Se tiver interesse, te envio as fotos nos próximos dias. O valor que gostaríamos de receber nele, é de R$ 1.500,00. Aguardo seu contato, Att Bernt Emmel
47 9 91699813

Gerardo disse...

Parabéns e obrigado por mostrar seu trabalho.
veja se no serve esta informação. achei garimpando na rede. também estou com um 422 e desejo deixar ele como saiu da fabrica.
procure no google (pdf)
Medidas oficiais e regras de medição da classe Dingue.
neste pdf tem todas as medidas oficiais
Bons Ventos!