segunda-feira, 14 de março de 2011

VELEIRO ARCOA 18 PES

Vou começar falando: quem nunca navegou em um barco de madeira não pode critica-lo.
Tem um cheiro diferente de qualquer outra embarcação, além disso, dá para sentir o barco torcendo na onda, como em  uma boa saída de barra, como a do rio de ITANHAEM, este é um tipo de mestre que entende seu barco.
Lanchas e veleiros antigos tinham mais motor, mais velaria e também tinham um navegar mais gostoso, isso acontece com os carros, dar uma volta em um antigo landau, para quem nunca andou é uma aventura de outro mundo mas não podemos criticar sem esperimentar!
Começamos a reforma de um antigo veleiro que estava na represa Billings, parado e sem velejar, pelo que nos contaram, a mais de 11 anos. Eu, proprietario do veleiro CAVELHA, o LEVI proprietario da Marina SOS levi adquirimos esta embarcação, no começo muitos frequentadores da marina achavam graça do velho veleiro, este modelo de barco vem com motor central diesel de 10hp, o nosso passou por uns reparos e está foncionando muito bem à motor. Como tudo não é só brisa,  muitos comentarios de que este veleiro, para velejar novamente á todo pano, seria quase inutil e impossível.
Mas como gosto de reformar e com o auxilio do Levi, um pouco de pesquisa, muita criatividade tiramos o seu mastro, que é de uma praticidade fora de série, seus esteios, seus velhos cabos e fizemos a troca de todo o material danificado. O barco ainda não esta reformado, seu casco, sua pintura, mas, ao contrário do que todos diziam, suas velas e seu mastro estão funcionando perfeirtamante. Fizemos nossa primeira velejada no dia 13/03/11 nas águas da Represa Billings.
O barco é muito firme, orça de ema maneira excepicional. E aos que criticam embarcações mais antigas, ou que estão em seus barquinhos de papel, sem qualidade alguma, sege as fotos de um domingo de velejada em que não estavamos na frente de uma televisão, e sim em busca do vento perfeito...

1° Velejada desde Arcoa 18 pés depois de muitos anos parado!
A reforma e o trabalho para restaurá-lo não acabou, falta muito... Mas se depois de um dia todo de trabalho ele puder nos pagar com uma velejada desta Sou o trabalhador mais feliz do mundo!

Alguns dados que conseguimos deste barco.
Mastro .6.80 mt
Retranca .3.00mt
Material fibra de vidro
Calado. 60 cm
Armaçao Sloop
Motor estacionario 10hp  com reversor
Vela mestra 10.20mt
Buja. 5.20
Pernoite 2 pessoas
Pass.5
Ano de fab.1977
Projeto Alemao
Sua quilha longa eu a chamo de patilhao.facilita o encalhe na margem
Peso.aproximado.?? 400a600 quilos.
Leme.1em aço inox..2 madeira
Helice.bronze duas pas

Bom todo fim de semana e feriado ele ficara cada vez melhor...........

3 comentários:

Unknown disse...

Boa noite
Tenho um Arcoa 18 aqui iate clube brasileiro em Niterói
Motor diesel yanmar de 10.
Preciso adquirir velas.

Cavelha disse...

Bom dia amigo!

Acabamos vendendo esse Arcoa!
Entre em contato com a Piccolo Sails ou com a Cognac, eles fabricam velas em prolam ou Dacron. Na internet você pode encontrar algumas informações mais específicas e ver o que se enquadra em seu perfil.

Já adianto que vimos uma vela de prolan há algum tempo e não achamos lá muito confiável.

Agradecemos o comentário e espero que as encontre com facilidade!
Bons Ventos!

Luizdv disse...


Luiz

Meu pai vendeu um Veleiro Arcoa 18 de nome ORION em 1986 presumo . Gostaria de localiza-lo . Alguem pode me ajudar ?