terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Novas águas invadem 2018

Com a missão de fazer um 2018 com pelo menos 12 postagens (ou mais) vamos iniciar falando sobre nossos novos objetivos com a Equipe aqui no galpão. Que água está nos invadindo com tudo?

Há anos atras trabalhei com marcenaria. Criava brinquedos infantis, carrinhos, jogos, tudo o que pudesse ser feito em madeira e que não fossem móveis ou coisa do tipo. Esculpia pequenas estatuetas e mascaras Tiki, barcos de pesca e veleiros... algumas peças vendia e outras ficava em casa como decoração ou por ter mesmo um valor sentimental.

No fim do ano passado decidimos ampliar nosso alcance. Nossos clientes, principalmente velejadores, sempre buscavam peças em madeira para o interior de seus barcos, itens para camping e de decoração ou sugeriam algumas ideias que só seriam possíveis de ser feitas se uma marcenaria invadisse o galpão. Foi isso o que fizemos.

Em meados de novembro e dezembro aproveitamos a tão divulgada e nem tão verdadeira Black Friday para fazer uma varredura em busca de ferramentas básicas de marcenaria com custo-beneficio adequado aos nossos interesses. E já adianto que iremos adquirir mais algumas...


Compramos então uma serra multifunção, parafusadeira, furadeira de bancada, serra de fita, plaina, tupia e outros itens menores e necessários. A maioria delas são Gamma.

Demorou para a coragem chegar, mas enfim organizei tudo na oficina - que estava totalmente ocupada pela funilaria - e comecei a ver no que ia dar. 

De início optei por pequenos reparos em peças usadas, algumas para o espaço de estética da minha esposa, e algumas ferramentas de auxílio como esquadros, gabaritos, guias e suportes para as próprias ferramentas.

As fotos nesse post mostram um exemplo. Trata-se de uma antiga (e não 'velha') caixa de feira que foi abandonada na calçada da minha casa, quebrada, após uma longa vida aguentando os gritos e cuidando do dinheiro de feirantes ano após ano.


Para entrar no clima, já que o que nos interessa esse ano é investir na criação de peças em madeira, decidi por restaurá-la. Desmontei as partes, tirei as ferragens todas e substituí o que não tinha concerto fazendo novas peças. Lixei a caixa inteira corrigindo as imperfeições mais discrepantes e deixando as que revelam o tempo e dão originalidade a peça.




Finalizei adicionando pequenos carpetes no interior, levando um pouco de requinte e charme, passei um bom verniz e a deixei pronta para receber somente elogios. 

O trabalho com madeira, ainda mais os restauros e reutilizações, me chamam especial atenção. Provam que a madeira tem vida e que com o cuidado correto o que parece feio e sem uso retorna a vida com muito brilho e força total.

Esse exemplo ilustra o que queremos nesse ano. Além da oficina automotiva e náutica, priorizaremos a produção desses itens de madeira. Caso tenha alguma sugestão e boa ideia para nos ajudar deixe seu comentário aqui embaixo ou na nossa Página do Facebook.

Muito obrigado por nos acompanhar. 
Aloha e Bons Ventos!


Nenhum comentário: