domingo, 22 de abril de 2012

Manutenção veleiro MAXI 20 equipe CAVELHA SOSLEVI

Bom,amigos depois de todo trabalho realizado para trazer o Maxi 20 para a marina SOS LEVI,tive a tarefa de fazer a manutenção deste veleiro,trabalho que foi iniciado na guarta feira para estar em condições seguras para navegar no sábado,para quem não tem muita ideia das proporções deste barco segue uma pequena ficha técnica.
Maxi 20pes. comprimento         6.00
                    boca                     2.60
                    calado                  1.25
                    área velica           23.00m
                    deslocamento      850kg
Estaleiro,Golfinho Azul que iniciou sua produção em 1981,produzindo um outro modelo também o Wingy,este de 4.49mt.
Bem voltando a namutenção,este barco ficou um bom tempo parado sem ir para agua,sua pintura estava muito queimada,suas ferragens estavam engripadas de tanto musgo,areia e teia de aranhas,mas conta com uma coisa bem importante suas partes metálicas são de boa qualidade e fabricação(antigas) um jogo com quatro catracas que necessitava de limpeza e lubrificação,para voltarem a funcionar perfeitamente como comprovamos no sábado.
Apos realizar uma limpeza no casco por dentro e por fora,fomos limpar os paiões,estofados,tapeçaria da cabine para que ficasse com uma aparência de agradável e poder ser usada.Alimpesa do deck que é todo branco como a maioria dos veleiros nos deu um pouco mais de trabalho,pois não costumo usar produtos químicos,para que com o tempo não vão corroendo a pintura,e não venham dizer que isso não acontece pois restauro carros e motos a bastante tempo para ver que o uso destes produtos por varias vezes pode fazer.
Bem agua,detergente neutro, massa de polir e cera e bastante braço
Assim talvez não fique perfeito de primeira nas com limpeza periódica volta a ficar branquinho! No casco foi um pouco mais difícil,deicharam o barco muito tempo na mesma posição, logo o lado que o sol batia com mais intensidade ficou todo acinzentado nesse citando de um pouco mais de atenção.
Não é uma coisa do outro mundo fazer um bom polimento,não vou falar muito como é pois na net tem vários saites explicando,eles só não falam quando da errado o que fazer,ou manchar.(entrega o bem em dia de chuva ou a noite) rsrsrsrrsr.
Nas fotos que seguem vai dar para ver a diferença,chega disso vamos falar do sábado o Rafael chegou com a família na marina cedinho,eu me atrasei um pouco,mas o barco já estava na agua,manha com vento norte em torno de 7nos.Issamos as velas pela primeira vez olhando bem as condições de todos os cabos,roldanas mordedores,travel e tudo mais,Aportados no pier da marina (que foi fácil colocar e retirar o barco da represa com nossa estrutura e companheirismo!)Rafael preparava últimos detalhes para a primeira velejada do MAXI 20 que agora divulgo seu nome  FINALLY, saímos eu, Rafael com seu filho pequeno e minha filha.
Partimos do primeiro pier com um impulso forte em direção ao canal principal da represa billings,logo suas velas começaram a pegar força,apos passar pela segunda bóia de nossa marina o vento norte que ate então estávamos um pouco abrigando,nos encheu as velas com força e continuo,assim adernamos rapidamente,enquanto aquela sensação de euforia e adrenalina tomava conta de todos nos,rápidos mas ainda sen o costume do barco fomos em um traves cortando o canal da Billings com ondas de serca de um pé ,um pé e meio,chegando rapidamente em sua outra margem que fica a uns 3km da marina,fizemos alguns bordos para sentir bem o barco,entramos um pouco no popa,e um jaibe bem controlado,perfeito retornamos a marina,atracagem perfeita,entramos pela nossa segunda bóia,logo começamos a ficar abrigado,de repente o ultimo bordo alinhando para o pier.O Levi já nos esperava e uma atracagem perfeita,em nossa primeira saída.
Logo uma troca de tripulantes e la foi o FINALLY,cortando as ondas com seu novo capitão,o Levi foi nessa pernada,pois quem não gostaria de ficar navegando,nesta perna o veleiro depois de fazer um traves pra alcançar uma posição boa em relação ao canal,Rafael e tripulação fizeram um popa rápido em direção ao rodo anel,que foi logo abortado com um bordo suave e muita alegria,chamei  pelo radio do Rafael,e perguntei por que não passaram(opas o Levi estava junto e teria que ficar na marina junto comigo e não velejando RSRSRSR)
Tivemos mais outras saídas com o veleiro durante o dia Rafael com sua famila.
Portanto em outra pernada que pude ir,passamos por baicho do rodo anel,com um bordo tranquilo e aproveitamos para ver a rodovia dos imigrantes e a segunda balsa,neste lado o vento vem um pouco mais forte pois vem limpo da direção do mar,fizemos algumas marcações de velosidade mas tivemos que voltar a todo pano um pedido pelo radio! O filho do Rafael acredito eu deve ter ums oitos anos,nos chamava para saborear uma porção de peixe frito e aos pulos queria andar no FINALLY,esta volta estávamos a contra vento passamos a ponte com dois bordos,em um deles guando estávamos passando pelo rodo anel nosso gps marcava 11km no traves contra o vento.
Bem acredito que foi mais um dia que ganhamos em nossas vidas..
Diferença do polimento

Leme,quase 1.60mts

Esta lateral que pegou muito sol,por pouco não volta ao normal.

Aqui ele já esta pronto esperando o sábado,deu uma diferença ne!

Uma das varias saídas do veleiro.

Aqui o veleiro já guardado esperando o pros cimo final de semana.

Antes de sair da marina dei uma boa lavada no veleiro MILLA que estamos esperando as novas velas chegarem,e assim mais uma semana.
Ate!

Unknown disse...

Olá,sou o Zequinha.
Sou de Ubatuba-sp.
Também sou proprietário de um maxi20.
Ainda está com esse barco?