quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entrega do veleiro

Bom mais um veleiro reformado e entregue a seu dono,tudo deu certo desde a saída aqui de casa ate a chegada na marina SOS LEVI, onde colocamos o veleiro na agua para ser rebocado, um dia com vento fraco em media de uns 10 a 14 nos mas constante, este vento vindo do sul pela serra do mar ate que nos ajudou a rebocar o veleiro para o clube dos engenheiros,pois ele se encontra, partindo da nossa narina ao norte então foi favorável,mas o arrasto è muito grande porque levo ele já encarretado ,chegando la e só por no trator e puxar.
Após  descer a arcoa(SCUNINHA),começamos a preparar os barcos para a travessia, cerca de uma hora e dez mais ou menos, alguns cabos de segurança passamos a mais, revisamos combustível, agua, lanchinho, capas, luvas ...... mas para que tudo isso? o dia não tava lindo!! sol, vento ajudando tudo certinho......  Só não se esqueça " você esta navegando na billings!"
                            Um dia uma amiga me disse:  Sergio vai navegar na billings, la só tem ventão e seraçao, prepara teu barco! (Graziela instrutora de vela e uma grande pessoa) ,eu acrescento nisso a palavra SEMPRE.

Bom, saímos todos bem, o proprietario do veleiro já estava a nossa espera,travessia de uns 7km,cruzando o canal do RIO GRANDE da SERRA,então o vento começou a aumentar,apertei um pouco mais o passo para conseguir navegar abrigado do vento na outra margem, mas a  BILLINGS não deixou.Foi navegando com ondas de cerca de dois pés,com rajada de vento entorno de uns vinte nos que chegamos no clube,otimo la e abrigado do vento sul,atracamos os dois barcos sem problemas, o Sr Roberto proprietario do veleiro nos ajudou nas manobras finais,e tudo referente a este veleiro ficou certo.
Aproveitamos tambem para dar uma olhada no SAMOA 28 do Roberto que ele mesmo esta construindo, um belo barco!
Ate ai o sol continuava brilhando forte,um pouco de vento dava para perceber pois ali e bem abrigado ,mas uma ida ate o pier,mudou nossos planos,  soltar cabos,levantar ancora pois a coisa la fora tinha virado,aquele ventinho que estava ao nosso vafor tinha crescido para uns 20 a 25 nos com rajadas,e muito SPRAY,para nos agora era uma navegação ao contrario, vento na cara, ondas de 4 pés,em seguensia de três fora os carneirinhos,espumando, ai vem, vale apena preparar bem o barco antes de qualquer saída.
Nos despedimos e saímos contornando a margem de bombordo que ainda estava um pouco abrigada,pela proa e boreste estava tudo mexido,antes de acabar o abrigo do vento vi que não fiz uma boa escolha,a margem naquele braço e rasa assim fazendo que as ondas que vinham começassem a estourar igual as da praia,a segunda seguensia fez a proa da SCUNINHA entrar atravessada na onda  , molhando seu pontal de mais de um metro e meio,rápido corrigimos o rumo e o tipo de navegar,(COLETES),abaixamos as velas pois estava muito tarde para ir no contravento,MOTOR ligado ,procurando canal entre as seguencias e a tripulação adorando.

Bom o retorno foi bem ajitado,cortamos a repressa uma unica vez,nesta foto mostra a ponte do rodoanel sul la no fundo e a marina SOS LEVI bem ao lado naquele muro branco,nesta parte do caminho e onde o canal principal encontra o braço da balsa do lado do Jardim Eliane, ai o vento costuma normalmente ja ser forte neste dia entao nem tem o que falar,e um coredor de vento sem nenhum obstaculo para intervir desde o alto da serra la na rodovia dos imigrantes.
Aqui as ondas estavam lavando nossa proa a toda hora,chegava a tirar motor para nao cabeçar na proxima onda (lembrei as saidas que fazia com meu pai na barra de itanhaem) e foi assim ate a marina, um dia lindo ,sol ,ar da serra, vento frio, agua no rosto......


Nenhum comentário: